sábado, 8 de novembro de 2008

SER PROFESSOR



Segundo o dicionário, o professor é quem ensina uma matéria, arte ou técnica; é aquele que é mestre. Mas quem abraça de coração o magistério, não se limita apenas a ensinar, pois está sempre aprendendo. O verdadeiro professor doa um pouco de si a cada dia, é a mistura de tudo um pouco: às vezes é mãe, às vezes é pai, às vezes é médico, às vezes é psicólogo e é o tempo todo um grande amigo, um companheiro. Está sempre tentando orientar, ajudar, fazer com que o aluno aprenda, pense e reflita. O verdadeiro professor nunca desiste, está sempre buscando que seu aluno alcance o sucesso, desejando-lhe sempre o melhor. Dá um "puxão de orelha" quando necessário, às vezes é um chato por cobrar muito, mas é puro AMOR, DEDICAÇÃO, PERSEVERANÇA e HUMILDADE.


Para refletir:

O PROFESSOR SEMPRE ESTÁ ERRADO


Quando...

É jovem, não tem experiência.

É velho, está superado.

Não tem automóvel, é um coitado.

Tem automóvel, chora de "barriga cheia".

Fala em voz alta, vive gritando.

Fala em tom normal, ninguém escuta.
Não falta às aulas, é um "Caxias".

Precisa faltar, é "turista".

Conversa com outros professores, está "malhando" os alunos.

Não conversa, é um desligado.

Dá muita matéria, não tem dó dos alunos.

Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Brinca com a turma, é metido a engraçado.

Não brinca com a turma, é um chato.

Chama a atenção, é um grosso.

Não chama à atenção, não sabe se impor.
A prova é longa, não dá tempo.

A prova é curta, tira as chances dos alunos.

Escreve muito, não explica.

Explica muito, o caderno não tem nada.
Fala corretamente, ninguém entende.

Fala a "língua" do aluno, não tem vocabulário.

Exige, é rude.

Elogia, é debochado.
O aluno é reprovado, é perseguição.

O aluno é aprovado, "deu mole".
É, o professor está sempre errado mas, se você conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!




Fonte: Revista do professor de Matemática 36, 1988

7 comentários:

Anônimo disse...

eu acho que nem todo mundo pensa dessa forma! eu adoro meus professores e sou amiga de alguns deles naum acho que se ele não tem um automóvel ele e um pobre coitado e sim q ele tah ali trabalhando pra poder ter um futuramente! também não acho q quem tem um automóvel chora de barriga cheia se ele tem e porque batalhou pra conseguir!não acho que quando o professor chama a atenção do aluno e porque ele e chato e sim porque o aluno esta atrapalhando a aula.
parabéns pra todos os professores.........

Anônimo disse...

Toda forma de ensino é sempre bem vinda independente do tipo de mídia utilizada. Já faz algum tempo que o computador se tornou meu professor mais imediato e oportuno, fonte inesgotável de respostas, professor que nunca tive.
Parabéns pela iniciativa!

Anônimo disse...

Achei muito relevante a reflexão proposta no texto: O PROFESSOR ESTÁ SEMPRE ERRADO. É mt bom chamarmos a atenção para a importância do professor, pois mts após formar-se e passar a ter salários infinitamente superiores ao professor, tendem a desfazer desse profissional, esquecendo-se que foi graças a ele, que conseguiu chegar onde chegou, afinal,( por incrível que possa parecer rs), todos passam pelo professor e pela escola.

Anônimo disse...

parabéns pela belissima materia, eu concordo com o texto a cima, muitas vezes os proprios pais colocam a figura do professor como vilão dentro de casa e não aceita o ero ea falha do filho, que desvez de educa-lo e mostrar com sua experiencia a verdadeira importancia dos prefessores, dão corda pra q isso de coisa como a dá ofensa atinja esses profissionais.... por isso sentem no bolso quando não consequem impor limites pros seus filhos....

Anônimo disse...

O texto diz tudo.Infelizmente é o que ocorre hj em dia,ñ só por parte dos alunos,os próprios pais(a maioria deles),fica contra o professor e a favor do seu filho;fazer uma reclamação pela falta de educação então,tá cada vez mas difícil.
O professor hj em dia infelizmente,ñ é visto da maneira que deveria,nem pelos alunos,nem pelos pais.
Se as pessoas intendessem a importância do professor,o mundo seria melhor,pq ñ cabe somente ao professor educar,cabe aos pais fazerem a parte deles em cs para q o desempenho do seu filho seja melhor...
Eu sou sempre respeitei e admirei meus professores,pq intendo a importância deles na minha via,pro meu futuro.
Como um país precisa da água para a sobrevivência;
Como um país precisa da energia elétrica para desempenhar suas atividades,um país precisa do professor para seu desenvolvimento e crescimento...pq sem educação,o país pára.
Me descupem os erros ortográficos;mas, esse foi o meu desabafo diante da ignorância da maioria da população e alunos que ñ intendem a importância de um professor.

Anônimo disse...

O texto diz tudo.Infelizmente é o que ocorre hj em dia,ñ só por parte dos alunos,os próprios pais(a maioria deles),fica contra o professor e a favor do seu filho;fazer uma reclamação pela falta de educação então,tá cada vez mas difícil.
O professor hj em dia infelizmente,ñ é visto da maneira que deveria,nem pelos alunos,nem pelos pais.
Se as pessoas intendessem a importância do professor,o mundo seria melhor,pq ñ cabe somente ao professor educar,cabe aos pais fazerem a parte deles em cs para q o desempenho do seu filho seja melhor...
Eu sou sempre respeitei e admirei meus professores,pq intendo a importância deles na minha via,pro meu futuro.
Como um país precisa da água para a sobrevivência;
Como um país precisa da energia elétrica para desempenhar suas atividades,um país precisa do professor para seu desenvolvimento e crescimento...pq sem educação,o país pára.
Me descupem os erros ortográficos;mas, esse foi o meu desabafo diante da ignorância da maioria da população e alunos que ñ intendem a importância de um professor.

Anônimo disse...

Não penso dessa forma.Mas deve haver alunos que pensam.
Achei o texto maneiro,tá pra dá uma sacudida naqueles que adoram falar mal dos professores.