sábado, 15 de novembro de 2008

DEZ DICAS ORTOGRÁFICAS


  • Há ou a?
"Há" refere-se a tempo passado, enquanto "a" refere-se a tempo futuro e distância:
Não vejo José dois meses.
A festa de Alice será daqui a duas semanas.
Minha casa fica a dois quarteirões daqui.
  • Aonde ou onde?
"Aonde" é usado com verbos de movimento, equivalendo a "para onde" (aonde= para onde); enquanto "onde" é utizado com verbos que não expressam idéia de movento:
Aonde ele foi tão arrumado?
Onde você estuda?
  • Bem-vindo ou Benvindo?
"Bem-vindo" é um adjetivo composto; "Benvindo" é nome próprio:
Seja bem-vindo!
Eu me chamo Julio Benvindo.
  • Champanha ou Champanhe?
As duas formas estão corretas. Trata-se de um substativo masculino:
Vou abrir o champanha/ o champanhe
  • Descriminar ou discriminar?
"Descriminar" significa "inocentar", "liberar", "absolver de um crime"; "Discriminar" significa "distinguir":
Certos governos pensam em descriminar o uso de drogas.
Ainda discriminam pessoas negras.
  • Estada ou Estadia?
Usa-se "Estada" para permanência de pessoas ; "Estadia" para permanência de carros:
Minha estada no Egito foi inesquecível.
Paguei dez reais pela estadia do meu carro.
  • "Menor de idade" ou "de menor"?
A norma culta aceita apenas a expressão "Menor de idade":
Larissa ainda é menor de idade.
  • Seja ou Seje?/ Esteja ou Esteje?
Não existem as formas Seje/Esteje:
Espero que você seja feliz e que você esteja bem.
  • Privilégio ou Previlégio?
Existe apenas a forma "privilégio":
Foi um privilégio hospedá-la.
Viagem ou viajem?
"Viagem" com G é substantivo e "Viajem" com J é verbo:
Nossa viagem foi inesquecível.
Talvez eles viajem no final de semana.

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostei do formato, da linguagem(bem simples com exemplos do dia-a-dia, o que facilita para os alunos entenderem. Tá ótimo.

Anônimo disse...

o "seje" foi bom pro pessoal que gosta de falar assim

Anônimo disse...

Eu costumava a confundi Viagem com viajem...
principalmente quando eu voltava das férias e sempre tem uma professora que pede pra gente falar da nossas férias.
agora fico bem claro.
gostei dos exemplos bem fácil de se entender.